Mensagens

A mostrar mensagens de junho, 2026

O eterno lucro das petrolíferas

Estarão certamente lembrados que no final de 2021, era António Costa primeiro ministro, foi tomada uma medida que consistiu num desconto imediato no combustível, que entrava na conta bancária de cada contribuinte consumidor ao abastecer, bastando para isso pedir fatura com o NIF. Esta medida teve a ver com o aumento do preço do petróleo que se estava a refletir no preço dos combustíveis e do gás. A medida chamou-se inicialmente IVAucher (e mais tarde evoluiu para o AUTOvoucher). A medida arrancou no final de 2021 (mais precisamente em novembro de 2021) e estendeu-se até ao início de 2022.   O funcionamento era o seguinte:   O governo dava um subsídio de 10 cêntimos por litro de combustível, num limite máximo de 50 litros por mês. Isto traduzia-se num reembolso máximo de 5 euros por mês por contribuinte. Como o IVAucher já existia para apoiar a restauração e alojamento, o governo aproveitou a plataforma. O contribuinte só tinha de estar registado no site do IVAucher. Ao a...