As boas e as más gorduras
As boas e as más gorduras
Gordura Saturada
Exemplos de alimentos contendo uma proporção alta da gordura saturada:Produtos com gordura animal, como creme, queijo, manteiga, sebo, banha e carnes gordas.
Alguns produtos vegetais também contêm bastante gordura saturada, como óleo de coco e óleo de palmiste.
Muitos alimentos preparados industrialmente também contêm níveis elevados de gordura saturada: pizza, salsicha, sobremesas com derivados de leite.
A gordura trans é ainda menos saudável que a gordura saturada pois o organismo só sabe metabolizar a forma cis, sendo que a forma trans, não sendo metabolizada, fica indefinidamente depositada em nosso organismo. Esse tipo de gordura é pouco comum na natureza, mas é produzido a partir de gorduras vegetais para uso na indústria alimentícia. O consumo de gorduras trans tem sido associado a problemas de saúde, tais como aumento do risco de doença arterial coronária.
Gordura Insaturada
São mais saudáveis que as gorduras saturadas. Exemplos de alimentos contendo gordura insaturada:
Abacate, as nozes e os óleos vegetais, tais como, óleo de canola e azeite de oliva, sementes e castanhas em geral.
A gordura insaturada eleva o nível de lipoproteína de alta densidade (em inglês: High Density Lipoprotein – HDL) no sangue. A HDL é chamada de "colesterol bom", porque se acredita que ela seja capaz de retirar ateromas das artérias (carboidratos, compostas especialmente de cálcio e ferro, que se formam na parede do pâncreas). Isso reduz a formação e/ou manutenção de ateroma, isto é, a placa de gordura no interior de veias e artérias, que pode causar hipertensão arterial, enfarto e derrame cerebral.
Este tipo de gordura subdivide-se em 2 grupos: as monoinsaturadas e as polinsaturadas. Elas atuam de forma diferente das saturadas no organismo e são consideradas benéficas, pois contribuem para a redução do colesterol no sangue, quando consumidas em substituição das gorduras saturada e trans. A monoinsaturada é a mais benéfica de todas, pois colabora para a redução do colesterol “mau” LDL, sem reduzir o colesterol “bom” - o HDL.
Gorduras monoinsaturadas
São ácidos graxos com uma ligação dupla na molécula.Estão presentes em alimentos como o azeite de oliva, canola, abacate, amendoim e alguns tipos de nozes. Ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim no sangue (LDL), sem reduzir os de HDL. Porém o seu consumo em excesso não é recomendável. As gorduras monoinsaturadas são estáveis, podem ser aquecidas, além de protegerem as polinsaturadas da oxidação, sendo estas últimas muito oxidáveis e instáveis. As gorduras monoinsaturadas também são mais fáceis de serem digeridas pelo nosso organismo, já que estão na sua forma mais simples.
Gorduras Polinsaturadas
Trata-se de um ácido graxo com mais de uma ligação dupla na sua molécula. As mais importantes para os seres humanos são as ligações das famílias Ômega 3 e 6, por serem moléculas essenciais na nutrição, já que as mesmas não podem ser sintetizadas pelo organismo. As ligações Ômega 3 são encontradas em peixes de água fria, frutos do mar, em óleo de linhaça, óleo de canola e sementes de Cânhamo. Já os ricos em Ômega 6 são: óleos de soja, milho, girassol e sementes oleaginosas. Esse tipo de gordura ajuda a aumentar as taxas do "colesterol bom", o HDL, e manter baixas as taxas do “colesterol mau”, o LDL.
Comentários